4 de junho de 2011

Combos Infinitos no Standart


Combo decks são aqueles que valem-se de cards que, se usados juntos, podem levá-lo a vitória, ou, no mínimo, deixá-lo bem próximo disto. Todo mundo vive tentando descobrir um, não é verdade? Após o lançamento de New Phyrexia vimos dois combos surgindo no Standart. Estou aqui para apresentá-los e discutir suas posições no ambiente atual.

O primeiro combo a ser apresentado tem o objetivo de lhe conceder infinitos pontos de vida. Os cards utilizados nele são Suture Priest, Leonin Relic-Warder e Phyrexian Metamorph. Com Suture Priest e Leonin Relic-Warder em campo, tudo o que você precisa fazer é conjurar o Metamorph e escolher como alvo de sua habilidade o Leonin. Desse modo, quando ele entrar em jogo poderá exilar a si próprio [afinal ele ainda conta como um artefato] e instantaneamente devolver a si próprio para o campo de batalha. Entrando em campo se exilará novamente e você terá criado um ciclo sem fim, e como Suture Priest está em jogo, a cada vez que o seu Metamorph cair na mesa você ganhará 1 ponto de vida. Interessante não? Agora você só perde para marcadores de veneno ou quando seu grimório acabar. Mas, antes de apresentar as vantagens e as interações que são possíveis com esse combo, prefiro chamar atenção para suas falhas. Em primeiro lugar, a dificuldade de conseguir as três peças fundamentais do seu jogo. Você pode passar por momentos em que tem na mesa Suture Priest, na mão Metamorph e em algum lugar do grimório Leonin... Felizmente, Soul's Attendant aumenta um pouco as chances do combo chegar, mas você sempre correrá este risco. O segundo problema é que o seu oponente pode te derrotar de outras maneiras. E se listas voltadas para 'tombar' grimórios não estão presentes no meta-game, temos os que valem-se da habilidade de infectar. E contra marcadores de venenos, ainda não há nada que possa ser feito [não no standart].


Agora vem a parte interessante: a lista! Muitos são os cards que relacionam-se com ganho de vida ou beneficiam-se disto, de uma maneira ou de outra. Bem, com 4 Priest's e 4 Attendant's, é de se esperar que pontos de vida sejam ganhos a toda hora. E ninguém melhor para se aproveitar disto do que Ajani's Pridemate. Também não seria estranho se você chegasse aos 30 pontos de vida, e por isso Serra Ascendant tem lugar garantido nesta lista. Para auxiliar no seu ganho de vida até mesmo os terrenos Glimmerpost e Kabira's Crossroads podem entrar. A configuração mais comum também incorpora Stoneforge Mystic e suas inseparáveis companheiras: Sword of Feast and Famine e Sword of War and Peace [ultimamente Batterskull vem sendo muito requisitado também]. E claro, planinautas não poderiam ficar de fora. Ajani Goldmane encaixa-se muito bem no deck, principalmente sua primeira e última habilidades. Acredito que Elspeth Tirel seja ideal, afinal preenche o campo de criaturas para em seguida aumentar seus pontos de vida.  Isso faz com que o deck não funcione apenas na base do combo. O deck é capaz de agir como um White Weenie na maior parte do tempo. Teste diferentes listas e comente sobre o deck. A lista mais comum você encontra aqui: Suture Sisters.



Partimos agora para uma outra estratégia. Ao invés de vida infinita, teremos criaturas infinitas! Neste combo são necessários apenas dois cards: Deceiver Exarch e Splinter Twin. Encante o seu Deceiver com Splinter. Em seguida, vire-o para adicionar uma cópia de Deceiver ao campo de batalha. Quando ela entrar use a habilidade desencadeada para desvirar o Deceiver original. Repita o processo infinitas vezes e ataque com seu exército de criaturas 1/4 para vencer o jogo. Isso faz do Exarch Twin um combo mais eficiente do que o do Suture Sisters. Ele é mais objetivo do que o Infinity Life na medida em que lhe possibilita a vitória. Além de precisar apenas de duas cartas, o que aumenta as chances dele surgir na sua mão. A maioria das listas são Blue&Red e assemelham-se bastante ao UR Pyromancer Ascension. É possível controlar o jogo com counters e burns enquanto você espera as cartas do combo chegarem. Mana Leak, Spell Pierce, Lightning BoltBurst Lightning, Preordain e See Beyond são cartas-chave para este deck E, claro, não poderia faltar o planinauta mais forte do formato [diria até da história], o nosso Jace, the Mind Sculptor.


Existe uma outra configuração possível para este deck. Nela realiza-se um splash para o preto, o que aumenta ainda mais o seu controle sobre o jogo. Duress e Inquisition of Kozilek continuam ótimos no ambiente. Go for the Throat só não destrói Wurmcoil. E novidades como Dismember e Surgical Extraction têm se revelado extremamente úteis. Basicamente, o deck continua o mesmo, só trocamos alguns counters e burns por discards. Um outro splash muito interessante é o verde. Assemelha-se bastante à um RUG Control, e por isso também merece ser testado. Lotus Cobra e Explore vão fazer o seu combo descer mais rápido, ou, caso ele não esteja em mãos, Oracle of Mul Daya e Jace, TMS. Gostei muito do Exarch Twin e suas variações: Grixis Exarch Twin e RUG Exarch Twin. É um combo bastante sólido instalado em um deck bem consistente, já testados pelo ambiente. Até a próxima!

Nenhum comentário: