9 de abril de 2011

Bant

O deck baseado, ao menos em parte, no plano natal de Elspeth Tirel é um dos mais fortes do atual Extended. Cavaleiros e Anjos, espadas e escudos, movidos pela ordem e pela justiça. Velocidade, agressividade, e se necessário, controle, são as características que podem ser exploradas e, quando bem utilizadas, garantir um jogo muito fluido e consistente. Várias listas foram criadas, deixando uma grande variedade de Bant's no ambiente e com o PTQ Nagoya acabando, vale a pena conferir as que vêm fazendo bons resultados. 


''O conhecimento dos terrenos e das ruínas de Bant 
é uma arma que os invasores não podem compreender.''








Comum a todas as listas é a velocidade proporcionada por Birds of Paradise e Noble Hierarch, a ofensiva de Knight of Reliquary e Mirran Crusader e os controls Mana Leak, Unifield Will, Path to Exile e Bant Charm. Muitas listas já contam com Stoneforge Mystic e sua inseparável Sword of Feast and Famine - uma boa ofensiva e, em seguida, seus terrenos prontos para funcionar outra vez. E claro, a Elspeth, Knight Errant, - não poderia ficar de fora, até porque, é possível faze-la entrar no campo de batalha antes do previsto e deixa-lo em uma situação muito confortável. Entretanto, equilíbrio nem sempre é uma virtude. Para aqueles que gostam de um grande poder ofensivo, o Bant Aggro é a melhor opção. Hero of Bladehold e Finest Hour são um grande reforço no seu campo de batalha. Algumas versões levam essa agressividade ao extremo. Sovereings of the Lost Alara encaixa-se perfeitamente nesta estratégia colocando uma Aura poderosa na criatura atacante. E se essa Aura for Eldrazi Conscription ... Entretanto, o custo dos soberanos é alto, além de ser complicado tê-lo sempre em mãos, problemas que Lotus Cobra e Fauna Shaman tentarão resolver. Baneslayer também é uma boa adição à lista, devolve boa parte dos seus pontos de vida, e se estiver encantada pela Aura é jogo ganho.


Uma boa parte dos players de Magic prefere usar controls. Ter a possibilidade de atrasar, dificultar, ou quebrar o jogo do oponente, através de anulações e/ou remoções é um modo  eficaz de conseguir a vitória. Torna um jogo que tinha tudo para ser complicado  fácil. Basta não deixar o seu oponente utilizar a(s) peça(s) que sustenta(m) sua estratégia e partir para a ofensiva apenas quando o jogo estiver sob controle. O Bant Control consegue realizar essa façanha de um modo muito consistente. Big Jace, Cryptic Command e Time Warp são cards que podem estar disponíveis rapidamente, devido a aceleração da curva de mana. Usadas com Sword of Feast and Famine, é possível criar uma situação extremamente favorável. Em uma situação ideal você poderia: Conjurar Big Jace, causar dano com a espada de MBS e ficar com o seu Cryptic Command pronto ou ainda fazer outro turno com o Time Warp. E claro, não poderia faltar no início do game Mana Leak e Vendilion Clique. E essa é, na minha opinião, o Bant mais bem elaborado, o mais agradável de se jogar e o que oferece mais respostas às ações do oponente - além de uma sinergia incrível.




Como Magic não se resume a competições, também trouxe uma lista bem divertida. Muitos são os cards em Shards of Alara que possuem a habilidade exaltado (Toda vez que uma criatura que você controla ataca sozinha, ela recebe +1/+1 até o final do turno), e esta é uma boa mecânica quando explorada. Primeiro vamos preencher os slots do deck com exalted cards: Akrasan SquireNoble Hierarch, Qasali Pridemage e Sigiled Paladin são bons começos. Basta agora incrementar a mecânica e não esquecer de Stoic Angel, a carta perfeita para essa estratégia, afinal você, sempre, só atacará com uma criatura. A lista terminará assim: Exalted Bant.



Nenhum comentário: