25 de abril de 2011

New Phyrexia - Full Spoiler

Um acontecimento inédito ocorre: os cards de uma coleção são revelados em forma de PDF e não-oficialmente. Achei, de fato, muito bizarro o que aconteceu, pois foi bem antes do tempo e de um modo muito esquisito. Mas tudo bem, agora que saiu, não tenho mais desculpas para adiar uma super postagem sobre New Phyrexia. Então vamos logo ao que interessa, aos spoilers, às mecânicas e às primeiras impressões. 


"Não foi uma luta nobre, nem tampouco uma disputa justa entre guerreiros determinados, mas sim uma onda assassina irrefreável. Os guerrilheiros mirranianos resistiram bravamente, utilizaram toda sua astúcia e suas magias para defender-se do massacre originado em seu próprio mundo. Mas seus esforços foram em vão. Phyrexia saiu vitoriosa. Mirrodin agora responde a outro nome: New Phyrexia."

Full Spoiler


Enquanto começava as atividades na página oficial de New Phyrexia, esse PDF, com todos os cards do novo set, já circulava pela internet. Não me lembro da última vez que isso aconteceu, nem se já aconteceu. Esse furo veio para matar a curiosidade e terminar com a ansiedade dos players . Já tinha gente arrancando os cabelos, e se você era um desses pegue logo o material: New Phyrexia Full Spoiler [a senha para visualizar é ''Magic'']. Com isso, e as informações anteriormente reveladas, poderei fazer uma cobertura dessa nova coleção, que promete muito. 


Novas Mecânicas



A grande novidade é a Phyrexian Mana (Mana Phyrexiana). É basicamente, um novo símbolo de mana que funciona de um modo bem simples. Quando você deparar com um card que possua esse novo símbolo de mana existe possibilidade de pagar este custo de dois modos diferentes: (1) gerando uma mana da cor correspondente [aquilo que você sempre faz]; (2) pagando 2 pontos de vida. Não ficou muito claro? Tudo bem, vamos para os exemplos, os melhores modos de se explicar algo em Magic. Ao conjurar Marrow Shards é possível escolher entre duas formas de pagar seu custo. A primeira é o método comum, basta gerar uma mana branca, seja por uma Planície ou por uma criatura capaz de gerar mana branca. A segunda, a grande novidade, permite que ao invés disso, você pague 2 pontos de vida. E isso está gerando uma grande expectativa em muitos jogadores. Mesmo com todos os terrenos virados, ainda existe a possibilidade de novas mágicas serem conjuradas, o que gera movimentos inéditos no formato. Temos até mesmo um ''pequeno'' counter capaz de ser lançado desta maneira, o Mental Misstep. Ou seja, Phyrexian Mana veio para incrementar o ambiente, o Standart terá agora mais um excelente recurso que irá tornar os jogos mais complexos. Em New Phyrexiatodos os cards com mana phyrexiano em seu custo de mana, que não sejam uma mágica instantânea ou de feitiço são artefatos coloridos. Os artefatos com cores estão de volta no Standart, o que não é nenhuma grande novidade, visto que Shards of Alara já apresentou isto anteriormente. Não vejo porque me prolongar aqui. Precursor Golem e Golem Foundry possuem novos colegas. São artesãos que oferecem habilidades estáticas a todas as criaturas do tipo Golem, além de entrarem junto com novas fichas de golem. Será que isso será o suficiente para termos uma boa lista de golens? Isso eu não sei, mas que alguém vai tentar, isso não resta dúvidas. Mas na minha opinião, o custo desses auxiliares está abusivo demais [com exceção do Blade Splicer] além de terem um corpo rídiculo: 1/1. 



Continuidade

Daqui para frente, não temos nenhuma novidade, apenas cards que utilizam as mesmas mecânicas já conhecidas no bloco: Living Weapon, Imprint, Infect e Poisoned, Metalcraft e Proliferate. E agora, com todas os cards do bloco disponíveis, alguma mecânica irá apresentar-se competitivamente? Eu apostaria no Metalcraft. E tenho, pelo menos, dois bons motivos para isto: (1) uma criatura que permite que os equipamentos sejam anexados de graça e (2) uma instant que exila a criatura alvo por apenas uma mana branca, Puresteel Paladin e Dispatch, respectivamente. Mas claro que os demais também merecem atenção, afinal, criatividade e jogador de magic, são duas coisas que andam sempre juntas. Além do mais, esse é o momento em que novas idéias serão estabelecidas. Scars of Mirrodin será, agora mais do nunca, alvo de deckbuilders, que buscarão, dentro dos três sets, diferentes modos de explorar o mundo de metal. Estou particularmente ansioso para descobrir o que aparecerá no Block. O que irá acontecer com os modelos já existentes? Se não sabe o que está acontecendo nesse formato dê uma olhada em Scars of Mirrodin - Block Decks.


Standart

Quais são as expectativas para o formato mais jogado? Não pretendo falar muito, até porque, especulações não são muito a minha praia. Mas, de qualquer jeito, gostaria de citar os cards  que mais chamaram a minha atenção enquanto visualizava o spoiler. Para mim, esses têm lugar quase que garantido nos principais decks do standartCaw-Blade, Tezzerator, UB Control e até o WW Quest receberão bons boosts. Fiquei meio decepcionado com a Sword, mas, já que ela vai para o Caw-Blade - um control deck com uma boa quantidade de draw - pode ser que essas habilidades vinguem. Karn reberá muita atenção também, mas muito provavelmente uma lista nova deverá ser feita para jogar com ele, nenhum deck atual poderia recebe-lo de forma satisfatória. Melira foi uma surpresa para mim, não esperava um card que pudesse parar o infect. E Torpor Orb será o card mais utilizado nos sideboards sem sombra de dúvidas, já que é capaz de parar Titãs, Stoneforges, Hawks, etc ... é uma excelente arma no ambiente. Mas essa foi apenas a primeira impressão, não vimos ainda nenhum desses cards jogando. Eu não vejo a hora de testá-los.

2 comentários:

Isaac disse...

Espero que vários combos sejam criados estou ansioso para jogar com a New Phyrexia :)

Isaac disse...

Espero pra jogar com vc com decks New PHyrexia Bruno até mais :)