9 de março de 2011

Hora da limpeza

Trago um artigo escrito por AlexandreE sobre a conservação dos cards, aspecto importante e muitas vezes ignorado. Aproveitem.


Todo colecionador/jogador sabe que não existe nada pior em sua coleção do que uma de sua peças estarem mal conservadas e em péssimo estado. Isto serve tanto para coleções de selos, carrinhos, copos de cerveja mas também para os cards games.
Muitas pessoas trabalham para que estes cards possam chegar em suas mãos e você, direta ou indiretamente, está pagando por eles. Então, por que destruir uma coisa que só vai ter serventia se estiver inteira? Por aí existem muitos jogadores descuidados que não ligam a mínima para as condições de seus cards.
Vamos aprender como conservar seus cards para que durem mais e que sejam sempre agradáveis de serem vistos:
1 - Para começar, uma dica básica: Não arraste seus cards na mesa: A maioria dos jogadores têm a mania de arrastar os cards, que é para não deixarem que seus adversários o vejam. Mas não precisa fazer tudo isso, pois se os cards não estiverem protegidos, eles ficam detonados mesmo. Outra coisa que destrói um card é quando você oamassa. Por eles serem feitos de um tipo de papel cartão, uma vez amassado, sempre amassado e a marca nunca mais saíra!

2 - Você deve tomar cuidado também com os cards holográficos: Estes cards naturalmente já vêm envergados da gráfica, pois têm uma camada extra de papel, que é o que dá o brilho holográfico. Com o tempo, a envergadura some, mas um protetor para card ajuda a fazer isso mais rápido. Outro problema dos cards holográficos é que se vocêarrastá-lo e o arranhá-lo, a primeira camada do card irá sair, deixando um monte de riscos brilhantes no card!
3 - Outro cuidado que você deve ter é de não sujar seus cards: Nada decomer chocolate e já ir pondo a mão suja direto no card! Não há nada pior do que um card todo engordurado. Mas não se desespere se seu card está neste estado. Para limpar seus cards é só umedecer um pedaço de algodão na água ou álcool e passar cuidadosamente pelo card, sempre tomando cuidado para não molhar muito o algodão para não estragar o card.

4 - Conserve bem os seus cards e você nunca irá se arrepender na hora de trocá-los: Isto é fundamental. Para proteger seus cards uma boa dica é usar deck protectors, pequenos envelopes plásticos do tamanho do card que evitam o contato direto com o card,protegendo-o de qualquer contato externo; existem pastas especiais para guardar sua coleção de cards, com folhas plásticas para colocar os cards; playmates, etc.

Sigam as dicas e sua coleção permanecerá nova por muito mais tempo. E, consequentemente, manterá seu valor por muito mais tempo.





Nenhum comentário: